14 set

Perfis falsos de ‘Pokémon Go’ em redes sociais espalham vírus

A empresa de segurança Proofpoint divulgou um alerta nesta quarta-feira (7) informando que diversos perfis em redes sociais relacionados ao jogo "Pokémon Go" estão sendo usados para distribuir programas maliciosos ou mesmo aplicativos indesejados, como adwares (programas que exibem propagandas).

A empresa afirma ter localizado 167 perfis fraudulentos ligados ao Pokémon Go em redes sociais como Facebook, Twitter e Tumblr. Destes, 44 contas tinham links de downloads falsos, identificados como o próprio jogo do Pokémon Go ou coleções de dicas para o jogo. Outro truque usado por 21 contas era a divulgação de supostos sorteios.

"'Power ups', guias e 'detonados' são meios fáceis e comuns para atrair a atenção dos usuários, já que são ferramentas interessantes que ajudam os jogadores", disse a empresa.

Alguns dos aplicativos maliciosos divulgados nessas páginas funcionavam em celulares com Android, mas outros foram criados para atacar sistemas com Windows. Uma das pragas identificadas pela Proofpoint é o cavalo de Troia Downware, responsável pela instalação de programas indesejados, como extensões de navegadores, no computador.

"A popularidade do Pokémon Go criou muitas oportunidades nos ecossistemas social e móvel para que agentes mal-intencionados ataquem jogadores e fãs do aplicativo", explicou a empresa.

Trapaças e contas banidas
A Niantic, desenvolvedora do Pokémon Go, comunicou na semana passada que muitos jogadores foram banidos devido ao uso de "mapas add-on" que prometem mostrar onde certos Pokémon podem ser encontrados. Segundo a empresa, o uso desses aplicativos viola os termos de uso do jogo e sobrecarregam os servidores do serviço.

Embora alguns usuários desses aplicativos foram novamente liberados para jogar após ajustes na infraestrutura do jogo, a Niantic alertou que esses jogadores podem ser novamente banidos caso novas irregularidades sejam detectadas.

Segundo a Proofpoint, usuários, e especialmente empresas, também precisam ter cuidado com esses aplicativos. Embora eles não sejam maliciosos, eles podem não gerenciar bem as informações manipuladas, abrindo uma possibilidade para o vazamento de dados -- além de poderem provocar a suspensão da conta do jogador.

partilhar este

Deixe uma resposta